O PORQUÊ DE SER TÃO DIFÍCIL MODIFICARMOS COMPORTAMENTOS

O nosso cérebro foi programado de forma a resistir à mudança. Tudo o que seja modificar hábitos e/ou comportamentos torna-se um grande desafio para qualquer ser humano.

Isto acontece porque o nosso cérebro interpreta o estarmos vivos a todos os comportamentos e/ou hábitos que temos. Modificá-los poderá significar perigo para a homeostasia do próprio organismo, poderá significar a morte.

Quando estamos perto de uma mudança começamos a sentir algo dentro de nós que não nos parece natural, é desta forma que o nosso corpo comunica connosco.

Por outro lado, por vezes sentimos a urgência imediata de modificarmos um determinado comportamento e/ou hábito. Isto acontece quando sentimos dor.

A dor é a melhor forma de provocar mudanças em qualquer animal, seja ele racional ou irracional.

Quando comemos um alimento que nos vai provocar uma imensa dor de barriga, a probabilidade de voltarmos a ingerir esse mesmo alimento é quase nula, pelo menos durante um determinado tempo. Ficamos ‘motivados’ para evitar esse alimento, pois ele criou um mau estar ao nosso corpo. A partir desse momento associamos esse alimento como perigoso para nós, provocou-nos dor.

Para a maioria de nós, a nossa alimentação não é uma clara preocupação nos nossos tempos de adolescentes, mas com o passar do tempo, começamos a sentir as consequências de uma alimentação descuidada, seja na estética das nossas curvas ou na própria saúde do nosso corpo. Um médico dizer-nos que se continuarmos a comer alimentos ricos em sal nos poderá provocar um ataque cardíaco a qualquer momento poderá significar a associação de dor à ingestão desses alimentos, ‘motivando-nos’ imediatamente a retirá-los das nossas dietas.

Por vezes necessitamos de modificar alguns comportamentos e/ou hábitos e sabemos-los mesmo antes de sentir qualquer dor. Sabemos racionalmente que se continuarmos com aquele tipo de padrão de comportamentos, iremos estar a limitar-nos nos tempos futuros.

Mas mesmo sabendo que temos que mudar, esta não acontece, o nosso cérebro não nos deixa, é mais forte que nós.

NOSSO CÉREBRO

De uma forma simplificada, o nosso cérebro é constituído por duas partes: uma parte racional, o córtex cerebral, responsável pelas operações mais complexas que envolvem linguagem e pensamento; uma segunda parte emocional, o sistema límbico, responsável pelas emoções e por certos comportamentos necessários à sobrevivência do ser humano.


O sistema límbico é muito mais rápido no processamento de informação e acção, relativamente ao córtex.

Quando tentamos modificar um comportamento, racionalizando em demasia, o sistema límbico entra em acção e consegue sabotar qualquer mudança de comportamento. A não ser que sejamos rápidos a modificar o comportamento…

REGRA DOS 5 SEGUNDOS

No livro “5 second rule”, Mel Robbins apresenta-nos uma estratégia para evitar que o sistema límbico entre em acção de forma a sabotar as mudanças que conscientemente queremos realizar.

Utilizando a metáfora dos lançamentos da NASA, a autora diz-nos para utilizar a contagem decrescente característica destes eventos mas utilizando somente 5 segundos. No final da contagem temos que começar a modificação do comportamento, caso contrário o nosso cérebro irá sabotar a nossa ‘motivação’, mantendo-nos iguais.

De uma forma simples, se pensarmos que queremos ir ao ginásio devemos utilizar a contagem decrescente de 5 segundos saindo imediatamente de casa.

Isto acontece porque ao efectuar-mos esta contagem decrescente desviamos a nossa atenção/foco para a nossa parte racional, evitando por momentos que o sistema límbico entre em acção, havendo então uma janela de oportunidade para fazermos o que pensamos. Mas a partir dos 5 segundos, perdemos a ‘motivação’, pois o sistema límbico entra em acção.

Outra forma de se modificar um comportamento, é a de associarmos uma grande quantidade de dor ao comportamento que queremos modificar (por exemplo comendo todos os dias alimentos ricos em açúcar) e o de associar uma enorme quantidade de prazer ao novo comportamento (uma alimentação mais cuidada).

Esta última estratégia torna-se bastante dolorosa para certas pessoas sendo evitada até ao ponto que não conseguem fugir mais dos problemas que os seus comportamentos não saudáveis provocam, só ai se sentem ‘motivados’ para mudar.

Cabe a cada um saber como o seu cérebro funciona, utilizando isso a seu favor.

Modificar comportamentos não é tarefa fácil para o ser humano, mas não é impossível. Basta aplicarmos o conhecimento que temos do nosso corpo e aos poucos indo modificando os nossos comportamentos e/ou hábitos em direcção ao que achamos mais saudável.

A regra dos 5 segundos é uma das estratégias que pode ajudar na modificação de comportamentos.

___

Fonte: João Miguel Parreira • Agir com Conhecimento

Deixe um comentário